top of page

EQUILÍBRIO ALCALINO / ÁCIDO 
Ros´Ellis Maior Moraes
Nutricionista

O equilíbrio alcalino ácido ocorre no sitema fluído dos organismos vivos, o que abrange por vota de 70% do peso do nosso corpo: 55% dos fluídos estão presentes nas células, 5% no sangue e 10% são os fluídos que envolvem as células.

O pH é representado numa escala de 0 a 14, onde de 0 a 6,99 representa pH ácido, 7 é neutro e acima de 7 até 14 é alcalino.

O pH do sangue é 7,4, assim ele precisa ser mantido para preservar a nossa vida. Se o pH abaixa a 6,95, podemos entrar em coma e morrer, porque o coração relaxa e não pode bater. Se o pH sobe a 7,7, pode provocar mais espasmos, tetania, convulsões, etc. Investigação cientifica demostra que a acidez é causa das doenças, quanto mais ácido o meio interno do organismo determinados microorganismo (vírus, bactérias, fungos, etc) podem proliferar desencadeando doenças. Um ambiente ácido disponibiliza menos oxigênio (O) nos sitemas, orque o excesso de hidrogênio (H+) produzido pelo sistema ácido reage com oxigênio, diminuindo dessa forma a produção de energia adequada ao funcionamento do organismo, levando-o à degeneração.

A hiperacidez é proveniente de um estilo de vida desarmonioso, stress e uma alimentação composta com grande parte de alimentos que produzem acidez. A ingestão, na maioria, de alimentos alcalinos na dieta é um grande aliado para diminuirmos a acidez do nosso corpo e equilibrarmos os sistemas do organismo. Os alimentos alcalinos são aqueles que criam uma condição alcalina no corpo por possuirem uma alta concentração de Na (sódio), K (potássio), Ca (cálcio), Mg (magnésio) e Fe (ferro), enquanto os alimentos ricos em S (enxofre, P (fósforo), Cl (cloro) e I (iodo) são ácidos. No laboratório pode-se medir o grau de acidez ou alcalinidade do alimento.

Uma alimentação composta com mais de 50% de alimentos ácidos podem ocasionar grandes riscos para a saúde, predispondo ao surgimento de doenças. O ideal seria uma alimentação com mais de 80% alimentos alcalinos e 20% ácidos, dando condições ao corpo de garantir a manutenção do equilíbrio alcalino-ácido.

Os ácidos vão se acumulando nos tecidos e articulaões ao longo dos anos intoxicam o organismo, sobrecarregam os órgãos de eliminação e, desta forma, desencadeiam processos de doenças. Estes ácidos, muitos deles, vêem da digestão do aliemnto inadequado ao organismo. Estes ácidos atravessam a parede do intestino que perdeu sua funçaõ seletiva devido à reações alérgicas alimentares, permitindo a passagem dessas substâncias tóxicas para a corrente circulatória. Todo o empenho dos sistemas orgânicos está voltado para manter o pH tampão (7,4 no sangue) e nesta compensação os ácidos que chegam ao sangue são imediatamente retirados e depositados nos tecidos.

 

Alimentos que formam acidez:

Açúcar branco e todos os produtos que contenham açúcar
Açúcar mascavo
Caldos de carne
Carne de galinha e outras aves
Carnes de todos os tipos
Castanhas de caju, noz pecã
Cereais (trigo, arroz, cevada, trigo sarraceno e farinhas* de cereais)
Extrato com carne
Frutos do mar
Laticínios (leite, queijo, iogurte, etc.)
Leguminosas: feijões (azuki, preto, fradinho, mulato, soja, etc.), grão-de-bico, ervilhas secas, lentilhas.
Nozes
Ovos
Pães, bolos, tortas, biscoitos
Peixe
Queijo
Refrigerantes
Sopas c/ carne
Sorvetes

Relação de alimentos que formam álcalis:

Frutas:

Abacate – Abacaxi – Ameixa seca – Banana – Cereja – Damasco (seco ou fresco) – Figo – Framboesa – Frutas da estação – Goiaba – Jaca – Kiwi – Laranja – Limão – Mamão – Manga – Melancia – Melão – Mexerica – Morango – Nectarina – Passas – Passas de banana – Pêra – Pêssego – Pinha – Pitanga – Tangerina – Uva

Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer

Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer - Todo-mundo quer - Todo mundo quer - Todo mundo quer

Vegetais:

Abóbora – Abobrinha – Agrião – Aipo – Alface – Alho poró – Aspargo – Batata Inglesa (c/ casca) – Beldroega – Beringela – Beterraba – Brócolis – Caruru – Cebola de Cabeça – Cebolinha – Cenoura – Chicória – Cogumelo – Shiitake – Couve – Couve de Bruxelas – Couve-Flor – Dente-de-Leão – Ervilha Verde – Espinafre – Feijão-Verde – Jiló – Maxixe – Mostarda – Nabo – Nirá – Pepino – Pimentão – Quiabo – Rabanete – Raiz de lótus – Repolho – Rúcula – Taioba – Tomate – Vagem – Cereal – Algas – Umeboshi – Brotos – Painço – Noribroto de alfafa – Aveia (em grão hidratada) – broto de Girassol – Kombubroto de feijão – Wakamebroto de moyashi – Agar-Agarbroto de lentilha – Chlorellabroto de trigo – Hijiki – todas as sementes germinadas

Obs.: Shakes e Suplementos da Herbalife é alcalino pois contém minerais alcalinizantes, importante consumir com água alcalina. (Autor do Post)

O consumo de Água Alcalina com pH acima de 7,5 e que contenha Propriedades Antioxidantes é primordial, pois temos que consumir pelo menos 2 litros de água diariamente. A água alcalina é o único alimento que não deixa nenhum resíduo que venha a ser acidificante. Consuma Água Alcalina. Adquira agora mesmo o seu AcquaLive.

Equilíbrio

II.1-Importância do controle do pH no sangue

Equilíbrio ácido-base no sangue

O grau de acidez é uma importante propriedade química do sangue e de outros líquidos corporais. Normalmente, o sangue é discretamente alcalino, com um pH situado na faixa de 7,35 a 7,45. O equilíbrio ácido-base é controlado com precisão pois, mesmo um pequeno desvio da faixa normal, pode afectar gravemente muitos órgãos.
O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue. Em primeiro lugar, o excesso de ácido é excretado pelos rins, principalmente sob a forma de amónia. Os rins possuem uma certa capacidade de alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, mas, geralmente, esse processo demora vários dias. Em segundo lugar, o corpo utiliza soluções tampão1 do sangue para se defender contra alterações súbitas da acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (um composto ácido). À medida que mais ácido ingressa na corrente sanguínea, mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos.
À medida que mais base entra na corrente sanguínea, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato são produzidos. Em ambos os casos, o efeito sobre o pH é minimizado. O terceiro mecanismo de controlo do pH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigénio e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células. O sangue transporta o dióxido de carbono até os pulmões, onde é expirado. Os centros de controlo respiratório localizados no cérebro regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado através do controlo da velocidade e profundidade da respiração.
Quando a respiração aumenta, a concentração de dióxido de carbono diminui e o sangue torna-se mais básico. Quando a respiração diminui, a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna-se mais ácido. Através do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, os centros de controlo respiratório e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto. Uma alteração em um ou mais desses mecanismos de controlo do pH pode produzir uma das principais alterações do equilíbrio ácido-base: a acidose ou a alcalose. A acidose é uma condição na qual o sangue apresenta um excesso de ácido (ou uma falta de base), acarretando frequentemente uma redução do pH sanguíneo.
A alcalose é uma condição na qual o sangue apresenta um excesso de base (ou uma falta de ácido), acarretando ocasionalmente um aumento do pH sanguíneo. A acidose e a alcalose não são doenças, mas sim consequências de vários distúrbios. A presença de uma acidose ou uma alcalose provê um indício importante ao médico de que existe um problema metabólico grave. A acidose e a alcalose podem ser classificadas como metabólicas ou respiratórias, de acordo com a sua causa primária. A acidose metabólica e a alcalose metabólica são causadas por um desequilíbrio na produção e na excreção de ácidos ou bases pelos rins. A acidose respiratória e a alcalose respiratória são causadas principalmente por distúrbios pulmonares ou respiratórios.

Ter mais Equilíbrio Alcalino/Ácido 

UP! Perfumes

Água e Saúde

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

CONTATO:

Atendimento: Cel: 69 99137693

Email: vilsonew@bol.com.br

Todo-mundo quer ter mais tempo e vida

Deus Seja Louvado!

bottom of page